Portugal com uma das maiores produções de azeite dos últimos 75 anos

A produção de azeite esperada em Portugal é de 765.000 toneladas,o terceiro maior valor dos últimos 75 anos, segundo os dados de 31 de janeiro do Instituto Nacional de Estatística. Este valor é 75% maior do que em 2014, quando a produção alcançou apenas as 438.000 toneladas.

Porém, o aumento da produção não foi homogéneo. Para este resultado contribuíram decisivamente os novos olivais intensivos, instalados principalmente no Sul do país que, em virtude de possuirem sistemas de rega, puderam superar a falta de precipitação registada ao longo do ciclo cultural. Por outro lado, a falta de chuva afetou a produção tradicional nas Regiões do Interior Norte e Centro.

Estes resultados aparecem como consequência da reestruturação da Olivicultura em Portugal, sobretudo no Alentejo, nos últimos 10 anos, onde se registou um aumento significativo da superfície plantada, aumentando em mais de 13.000 hectares de produção, para além da plantação de cultivares mais produtivas e com mais instalações de rega.Azeite de Oliva-1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *